Hey, hey, hey. Bom... Sou completamente fã da Eliza Patricia Dushku e então resolvi fazer um pequeno post com algumas coisas importantes sobre ela. Sabe como é, vale a pena conhecer. *-*
Eliza Patrícia Dushku nasceu em 30 de Dezembro de 1980, em Watertown, Massachusetts, sendo filha de Philip R. Dushku (administrador e educador na Boston Public School) e Judy (professora de ciências). Ela tem três irmãos: Aaron, Benjamin e Nathaniel (Nate), e seus pais se separaram quando ela ainda era criança.
Eliza é uma atriz estadunidense que é conhecida principalmente por seus papéis em Tru Calling, Dollhouse e Buffy, The Vampire Slayer. Ela foi encontrada por um agente quando tinha apenas dez anos, e logo atuou com a personagem Alice do filme That Night. Depois disso, atuou com Robert DeNiro e Leonardo DiCaprio em This Boy's Life, e então foi a filha de Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis em True Lies. Dushku parou de atuar por tempo suficiente para que pudesse terminar os estudos e, depois de terminá-los, foi aceita na George Washington University, em Washington D.C., e na Suffolk University, em Boston, onde sua mãe servia como professora.
Depois de terminar os estudos, Dushku voltou para a TV como a pesonagem Faith, no seriado Buffy The Vampire Slayer. Faith é uma caçadora problemática e com um passado completamente deprimente, totalmente o oposto de Buffy, a protagonista.
A princípio, a dark slayer deveria ficar apenas cinco episódios, mas ela ficou tão popular e atraiu tantos fãs que acabou permanecendo durante toda a terceira temporada do seriado, que é quando Faith acaba passando para o lado do mal e abandona os "mocinhos". Depois fez outra participação na quarta temporada, que logo em seguida teve um spin-off com a série Angel e, na sétima temporada, Faith retorna como heroína para ajudar Buffy e a Scooby Gang a lutar contra O Primeiro Mal. E entre todos os personagens da série Buffy TVS, Faith é a minha preferida. *-*
Segue abaixo alguns dos filmes que fazem parte do 'histórico' da Eliza:
- This Boy's Life - 1993: Com o título "O Despertar de um Homem" no Brasil, o filme norte-americano relata o período da vida de um garoto que passa a sofrer abusos físicos e emocionais por parte do padrasto. O filme conta também com Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Ellen Barkin e Jonah Blechman.
- True Lies - 1994: É um filme dirigido por James Cameron e estrelado por Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis. É uma história de ação e espionagem sobre um agente de vida dupla que começa a espionar a própria esposa e acaba envolvendo-a em uma operação terrível.
- Bring It On - 2000: No Brasil "Teenagers: As Apimentadas" trata-se de uma equipe de líderes de torcida faz de tudo para mostrar seu valor. Torrance Shipman (Kirsten Dunst), capitã da equipe de cheerleaders do San Diego Toros, precisa motivar sua equipe para derrotar seus principais rivais, os Clovers. Enquanto Isis (Gabrielle Union), capitã da equipe dos Clovers, busca arrecadar dinheiro para investir numa nova performance, Torrance enfrenta uma crise de criatividade, que faz com as coreografias de sua equipe não sejam nem um pouco originais. Ambas terão que enfrentar seus problemas e preparar suas equipes até o duelo final entre elas, no próprio Campeonato Nacional.
- The New Guy - 2002: "Novo no Pedaço". Após alguns anos sendo considerado o garoto mais idiota da escola e sendo alvo das mais diversas humilhações, Dizzy (DJ Qualls) acaba sendo expulso e vai parar na prisão. Lá seu companheiro de cela o ajuda a mudar sua imagem, ensinando-lhe como ser popular em seu novo colégio. O plano dá certo e, já livre, Dizzy passa a ser a nova sensação do lugar. Porém, seu novo reinado é ameaçado pelo aparecimento de um antigo algoz de sua escola anterior.
- Wrong Turn - 2003: "Pânico na Floresta". Um acidente acontece no meio a estrada e seis jovens ficam perdidos na floresta. Saem para procurar ajuda, antes que anoiteça. Numa rústica e fétida cabana, eles entram para procurar um telefone, mas, tudo o que encontram são evidências aterradoras de que a estrada é uma armadilha mortal para turistas desavisados. Eles percebem que podem ser as próximas vítimas dos horrores que tantas outras pessoas desaparecidas no local já foram submetidas. O terror se inicia com uma chacina que parece não ter fim.
- The Kiss - 2003: "O Beijo". Estrelado por Francoise Surel, Eliza Dushku, Terence Stamp e Billy Zane, temos a história de uma editora de livros (Surel) que é absolutamente fascinada por um antigo script de romance. Infelizmente ela descobre que a história não havia sido completada. Juntamente com sua companheira quarto (Dushku) ela tenta encontrar o autor, somente para se decepcionar pois o mesmo estava deprimido ápos a morte da esposa. Não satisfeita a editora desenvolve uma amizade com ele, e juntos redescobrem o significado do amor.
- The Alphabet Killer - 2007: "O Assassino do Alfabeto". Megan Paige é uma investigadora da Polícia de Rochester que trabalha no caso do assassinato da pré-adolescente Carla Castillo, cujo corpo foi encontrado nos arredores de Churchville. Megan acha que não é coincidência o nome da moça e o da localidade iniciarem com a letra "C" e suspeita de um assassino serial. Mas quando começa a sofrer alucinações com o fantasma de Carla suas investigações são interrompidas e a policial acaba por ser internada, diagnosticada como "Esquizofrênica". Dois anos depois Megan está de volta à polícia e tem uma chance de retomar o caso quando novas vítimas adolescentes começam a aparecer, sempre com as coincidências com as letras dos nomes e locais dos crimes. Este filme é baseado em fatos reais e foi escrito com a ajuda dos investigadores do caso, que ocorreu entre 1970 e 1973.
- Open Graves - 2007: "Jogo Macabro" conta a história de um jovem que ganhou um jogo chamado Mamba. Dizia a lenda que o jogo fora feito a partir da pele e dos ossos de uma bruxa espanhola (Mamba) torturada e morta na inquisição espanhola, no final do século quinze. A lenda diz também que o ganhador do jogo tem o seu maior desejo concedido, mas para isso existe um preço à pagar e, depois de começado o jogo, ninguém pode sair. Todos podem ganhar, e todos podem perder.
Eliza Dushku protagonizou dois seriados: Dollhouse e Tru Calling.
Dollhouse é uma série de ficção científica criada pelo roteirista e diretor Joss Whedon. Estreou em 13 de fevereiro de 2009 na rede FOX. Após 8 de Maio de 2009, no final da primeira temporada (episódio Omega), a série entrou em um breve hiatus antes de ser renovada para uma segunda temporada de treze episódios, que estreou no segundo semestre de 2009. O episódio décimo terceiro da primeira temporada, Epitaph One, não foi transmitido nos EUA por diferentes razões contratuais, mas foi lançado em DVD depois de uma estreia na Comic-Con 2009, em San Diego. Em Portugal, a série estreou em 4 de janeiro de 2010 no canal Fox Life. No Brasil, a Rede Globo estreou a série na madrugada de 3 de setembro, como tapa-buraco da programação, sendo exibida apenas em algumas madrugadas. No dia 18 de novembro, após uma exibição e uma reprise, a série saiu do ar na Rede Globo.
Eliza Dushku interpreta uma jovem chamada Echo, membro de um grupo de pessoas conhecidas como "ativos" ou "bonecas". As bonecas são pessoas cujas personalidades e existências no mundo foram limpas para serem impressas com qualquer número de pessoas novas. O conteúdo pode incluir a memória semântica, memória muscular, habilidades e linguagem, conforme apropriado para tarefas diferentes (designadas por "compromissos"). Os ativos são, em seguida, alugados especialmente para o emprego, o que pode ser qualquer coisa, desde cometer um crime para realizar uma fantasia até realizar a escritura ocasional. Os compromissos são eliminados da mente de uma boneca em um local semelhante a um laboratório futurista, uma empresa oculta apelidada de Dollhouse que é localizada em Los Angeles. A história segue Echo, que começa hoje, em seu estado vazio de mente, para se tornar autoconsciente.
O elenco principal conta com os seguintes nomes:
- Eliza Dushku: Caroline/Echo
- Tahmoh Penikett: Paul Ballard
- Harry J. Lennix: Boyd Langton
- Fran Kranz: Topher Brink
- Enver Gjokaj: Victor
- Dichen Lachman: Sierra
- Olivia Williams: Adelle DeWitt
Tru Calling conta a história de Tru (Eliza Dushku), uma estudante universitária graduada que trabalha na morgue da cidade. Tru não é uma mulher comum, com um poder especial, ela consegue repetir os seus dias, vezes e vezes sem conta, de maneira a prevenir homicídios e outros desastres. Ela foi testemunha, enquanto ainda era criança, do assassinato da sua mãe, momento este que para sempre ficou marcado na sua memória. Com o trabalho numa morgue em Nova Iorque, está constantemente a questionar a realidade que a rodeia, isto porque ela consegue ouvir as vítimas de homicídios a pedir ajuda. Com o seu dom, Tru consegue voltar no tempo e evitar que desastres e mortes violentas aconteçam, isto tudo ao mesmo tempo que tenta fazer a diferença na vida infeliz da sua família. Com o decorrer da primeira temporada, vamos ser apresentados a uma nova personagem, Jack Harper (Jason Priestley), o novo colaborador da morgue que parece produzir um efeito estranho nas capacidades de Tru sempre que está por perto. Mais tarde Tru descobre que Jack também tem o poder de voltar atrás no tempo… no entanto, ele é o seu único opositor, o que quer dizer que Jack pretende que as pessoas continuem mortas.
O elenco principal conta com os seguintes nomes:
- Eliza Dushku - Tru Davies
- Jason Priestley - Jack Harper
- Zach Galifianakis - Davis
- Shawn Reaves - Harrison Davies
- A. J. Cook - Lindsay Walker
- Jessica Collins - Meredith Davies
- Matthew Bomer - Luc
Em 2006, Eliza foi visitar a família de seu pai na Albania. Ela visitou Kosovo e lá fez a tatuagem de uma Águia Albanesa na sua nuca, uma das três tatuagens que Eliza tem em seu corpo.
Em outubro de 2009, Eliza começou a namorar o jogador de basquete do L. A. Lakers Rick Fox, e em agosto de 2010 eles confimaram que estão vivendo juntos. Agora ela reside em Laurel Canyon, Los Angeles, Califórnia.
0 comentários:
Postar um comentário